O Serviço

O REUSOS é uma plataforma para as pessoas organizarem e fazerem melhor uso do que possuem. Assim, as necessidades e desejos de consumo podem ser atendidas de forma mais lucrativa e mais sustentável.

Participantes

Os participantes na plataforma podem desempenhar 3 papéis:

  • (a) pessoas que desejam aumentar o uso efetivo do que ja possuem (itens).
  • (b) organizadores de grupos de pessoas (tribos) com interesses comuns.
  • (c) empresas com ofertas de serviços para aumento da vida útil de produtos.

Estrutura

A estrutura de dados e processos do REUSOS foi construida em torno do conceito de ITEM. O ITEM pertence a alguém; é mantido em algum local; é compartilhado em um tribo que possui outros participantes; estes outros participantes podem propor transações (Compra, Venda, Aluguel, empréstimo, doação, conserto, transformação, reciclagem); Há também ofertas de serviços (Dicas) que podemos ajudar o aumento da vida útil dos serviços.

Funcionalidades

O conjunto de funcionalidades estará em constante evolução. Algumas são gratuitas e outras contratadas de acordo com os Planos Disponíveis. De maneira ampla, as funcionalidades estão agrupadas em 5 grandes grupos:

Gestão de Itens

Permite o cadastramento de itens e de suas características. Permite a visualização de todos os itens cadastrados, as TRIBOS nas quais estao apresentados e DICAS sobre serviços que se aplicariam a eles. Funcionalidades adicionais para facilitar a gestão de itens como processamento de imagense e códigos de barras estão disponíveis de acordo com o perfil do usuário.

Gestão de Locais

Permite o cadastramento de locais, sub-locais, e suas características. Permite a visualização de todos os locais cadastrados, e os produtos armazenados em cada um. Informa sobre DICAS de serviços que se aplicam à região onde o local está. Funcionalidades adicionais para facilitar a gestão de locais, como geoposicionamento, estão disponíveis de acordo com o perfil do usuário.

Gestão de Tribos

Permite a criação de tribos e convite a novos participantes. Permite a visualização de todas as tribos nas quais o usuário esta participando. Permite a visualização de todos os items compartilhados pelos participantes na tribo, assim como o início de transações com estes items. Este conjunto de funcionalidades esta disponível com váriações entre os perfis.

Gestão de Dicas

Permite o cadastramento de serviços que possibilitem o aumento da vida útil de items, assim como sua área de atuação. Conecta o serviço a todos os LOCAIS e ITEMS que podem usufruir do mesmo. A gestão de DICAS requer um perfil específico.

Gestão de Transações

Permite a gestão de todas as transacoes de ITEMS entre usuarios. As transações são iniciadas a partir da TRIBOS, de acordo com o propósito de cada uma. Mantem registro de todas as transações realizadas com cada ITEM, e gera relatórios das quantitativos e financeiros das transações conduzidas.

Contexto e Propósito

Quando escrevemos este texto, em novembro de 2020, estamos próximos a uma “Black Friday”, mais um “ritual” exportado dos EUA para o mundo. Acabo de ver uma propaganda no youtube de um grande varejista dizendo que já é para as pessoas esquentarem seus motores… e depois começam um derramamento de ofertas de produtos.

Um levantamento realizado com 2.100 consumidores, entre os dias 2 e 6 de novembro, indica que 52% das pessoas pretende comprar algum item em 27 de novembro (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

E ai fico imaginando quantas coisas aparentemente baratas, mas de má qualidade, e desnecessárias, serão adquiridas. Vão se somar a tudo que as pessoas já tem. Enquanto isto, uma outra enormidade de “coisas”, algumas delas de ótima qualidade, ficam sem uso nos nos armários ou nos porões das casas de pessoas que enfrentam dificuldades em dar um uso adequado ou passá-las em frente.

Estamos ainda vivendo a multi-pan-crise causada pelo COVID-19, e repensando o modelo de vida que temos. Dentre alguns outros temas, estou especialmente atento às questões de consumo e sustentabilidade. Fico espantado com as discussões de “influenciadores” que apresentam perspectivas profundamente diferentes, sem nenhuma intenção de encontrar meio-termos, mas sim de arrebatar rebanhos de seguidores e identificar detratores.

A proposta de equilíbrio entre estas questões, apresentada como Consumo Sustentável, sugere que se consuma melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas). Este equilíbrio também depende da redução do desperdício ou improdutividade daquilo que se adquire. Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte.

Esta aplicação é dedicada ao compartilhamento de idéias e de ferramentas para permitir que as pessoas façam melhor uso do que já possuem, gerem dinheiro com isto e economizem ao atender a novas necessidades.